Senac Rondônia

O Senac é uma instituição de educação profissional privada, sem fins lucrativos, criada em 10 de janeiro 1946, por meio do Decreto-Lei 8.621 que autorizou a Confederação Nacional do Comércio a instalar e administrar, em todo o país, escolas de aprendizagem comercial. A instituição já realizou mais de 55 milhões de atendimentos de norte a sul do Brasil, oferecendo toda a sua experiência a trabalhadores e empresários, com programações presenciais e a distância.

O Senac/RO atua desde o ano de 1976 na formação e qualificação de trabalhadores para o comércio em Rondônia, com o objetivo de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias comerciais, contribuindo para a elevação e competitividade da economia do Estado.

É permanente o esforço de ampliação de sua capacidade de atendimento e de modernização das instalações, mantendo atualizados os ambientes pedagógicos, a exemplo dos laboratórios temáticos, que em muitos casos exigem infraestrutura complexa.

Em conformidade com a missão institucional no contexto nacional, o Senac RO dedica-se a incrementar ações educativas voltadas à formação de profissionais criativos, alinhadas com a Visão de ser reconhecida como referência na promoção de ações educacionais e disseminação do conhecimento, colaborando com as empresas que desejam permanecer operando num mercado cada vez mais competitivo.

Hoje, o Senac RO possui sete Centros de Educação Profissional e três unidades do projeto Senac-Móvel. A Instituição atende em média 20 mil alunos por ano, por meio de programação diversificada nos eixos de Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design e Segurança.

 

CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • SENAC-Esplanada em Porto Velho
  • SENAC-Ariquemes
  • SENAC-Jaru
  • SENAC-Ji-Paraná
  • SENAC-Cacoal
  • SENAC-Pimenta Bueno
  • SENAC-Vilhena

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Nossa Missão: Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, orientando suas ofertas de Educação Profissional às necessidades da região e consequente ao desenvolvimento local.

Nossa Visão: Ser a Instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional do Estado de Rondônia, reconhecida pelas empresas.

Nossos Valores

  • Transparência
  • Inclusão social
  • Excelência
  • Inovação
  • Atitude empreendedora
  • Desenvolvimento sustentável
  • Educação para autonomia

                                              

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Perspectiva Aprendizado e Crescimento

  • valorizar e qualificar pessoas
  • desenvolver líderes

Perspectiva Processos Internos

  • consolidar o Modelo Pedagógico Senac
  • promover a inovação
  • desenvolver infraestrutura e recursos de TI integrados e voltados ao negócio

Perspectiva Clientes e Sociedade

  • oferecer soluções educacionais alinhadas às demandas do mercado
  • ampliar o atendimento corporativo
  • fortalecer parcerias estratégicas
  • fortalecer a imagem institucional
  • monitorar a produção educacional geral

Perspectiva Financeira

  • garantir a aplicação de recursos compulsórios no Programa Senac de Gratuidade (PSG);
  • promover o equilíbrio financeiro.

 

AUTONOMIA E INTEGRAÇÃO

As diretorias regionais do Senac, instaladas em todos os Estados, sempre foram autônomas e respondem a um órgão central, o Departamento Nacional, com sede no Rio de Janeiro.

Até há poucos anos, ainda eram eventuais os projetos realizados em parceria entre as diretorias regionais, mas o quadro mudou. Em 2012, a instituição implantou seu novo logotipo nacionalmente, criado por meio da articulação do Departamento Nacional com as representações do Senac nas 27 unidades da federação. O lançamento da nova marca ganhou uma campanha publicitária veiculada em todo o país. O esforço conjunto contribuiu para efetivar a aproximação entre os departamentos regionais, há tempos desejada por todos.

Esse trabalho vem se aprofundando. Outro importante momento ocorreu em 2014, com a construção do Modelo Pedagógico do Senac (MPS), que alinha a ação educacional do Senac em todos os departamentos regionais, estabelecendo um padrão de qualidade para a oferta dos cursos. Em 2015, foram lançados ao público os primeiros programas, validados nacionalmente e alinhados ao novo modelo.

Em 2016, as celebrações pelo aniversário de 70 anos contam com o selo comemorativo inserido em todas as suas peças de comunicação, entre outras atividades pelo país.

 

MODELO PEDAGÓGICO SENAC (MPS)

O MPS tem como finalidade o alinhamento dos planos de curso, atuação de docentes e formas de avaliação, visando um padrão único de excelência de norte a sul do Brasil, nas modalidades de ensino presencial e a distância com currículos organizados por competência e orientados por marcas de formativas, pautando a ação dos alunos, de qualquer unidade do SENAC.

Concentra o foco na integração entre as unidades curriculares, as marcas formativas e a execução do projeto integrador para a formação de profissionais com visão global e ação local qualitativa e significativa para corresponder em termos competitivos às necessidades do mundo do trabalho; padronizar a oferta de cursos em todo o território nacional; potencializar as equipes técnicas e docentes para utilização de metodologia e tecnologias que favoreçam a multiplicação de conhecimentos.

 

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA E TEMÁTICA

A atuação do Senac baseia-se em dois eixos principais, um deles é o da horizontalidade de sua rede física, que permite à organização levar os mesmos programas educacionais a praticamente todo o Estado de Rondônia, uma vez que as unidades, sobretudo no interior, atendem também a comunidades vizinhas dos municípios em que estão instaladas. Nos últimos anos, a ampliação da educação a distância do Senac potencializou expressivamente esse alcance. O outro eixo é o da verticalidade da programação, com atividades dirigidas a diversas faixas etárias, envolvendo uma variedade de áreas do conhecimento e de níveis de escolaridade.

 

MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS

A programação do Senac é oferecida nos seguintes formatos e níveis educacionais:

  • Formação inicial e continuada (FIC)

São cursos de curta ou média duração, em muitos casos voltados à iniciação profissional.

  • Técnicos

Duram, em média, de 18 a 24 meses e fornecem conteúdo teórico e prático de qualificação profissional. Emitem diplomas e certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas entidades de classe das diversas categorias atendidas, permitindo que os alunos formados exerçam legalmente suas profissões.

 

SENAC EAD

Desde junho de 2013, com a criação da Rede SENAC EAD em Rondônia, a Instituição oferece em um portal único cursos com a mesma qualidade pela qual é reconhecida em todo o país. O portfólio dos cursos a distância é composto hoje, por mais de 300 opções de ensino entre as modalidades livre, técnico, graduação, pós-graduação e extensão, formando em Rondônia, mais de 150 alunos entre cursos FIC, técnicos, de pós-graduação e extensão universitária, através do EAD, além dos alunos atualmente em processo. Desta forma, o EAD do Senac Rondônia, mantêm-se entre os 10 Polos com mais matrículas no ranking nacional.

No início, o SENAC começou com 4 polos EAD no Estado e hoje já são 07 polos, sendo eles, Senac Esplanada, Senac Ariquemes, Senac Jaru, Senac Ji-Paraná, Senac Cacoal, Senac Pimenta-Bueno e Vilhena em plena atividade e alcançando estrategicamente todo o Estado.

 

EDITORA SENAC RONDÔNIA

Criada em 2007, a Editora Senac Rondônia conta com uma rede de distribuidores que colocam seus produtos em todos os Centros de Educação Profissional do Estado.

Os títulos, dirigidos sobretudo ao desenvolvimento profissional, abrangem Livros e Apostilas de todos os segmentos ocupacionais de atuação da instituição, tais como: Gestão, Beleza, Informática, Saúde, Hospitalidade, Turismo e outros. Sua produção é caracterizada pela alta qualidade de conteúdo e acabamento. Os temas abordados nos materiais visam atingir o nível de conhecimento necessário a prática profissional futura além de trazer a concepção pedagógica desenvolvida no ensino por competências, colocando assim o aluno como protagonista da construção de seu conhecimento. 

Entre as obras: Apostilas: Oratória, Gestão Empreendedora, Coaching – Inteligência Emocional, Trabalho e Qualidade, Culinária Trivial, Doces e Salgados para festa, Tranças e Penteados e etc.

Livros: Windows 7, Word, Internet, Excel, Power Pont, Hardware e etc.

Até abril de 2016 já havia publicado 33 títulos e estamos com produção de mais 8 livros até o momento.

 

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é mais do que a oferta de cursos gratuitos. É uma ação de inclusão social que vem transformando a vida de milhares de pessoas, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos. O Programa foi criado por meio do Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, sendo implementado a partir de 2009.

O PSG destina-se a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais. O Programa é voltado a brasileiros que buscam o seu primeiro trabalho com carteira assinada, já atuam no mundo produtivo ou que desejam se requalificar para crescer profissionalmente.

Os alunos do Programa Senac de Gratuidade recebem material didático gratuito.

 

PROGRAMA APRENDIZAGEM

O Senac leva a sério o jovem brasileiro. O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial oferece uma ampla grade de cursos gratuitos a jovens de 14 a 24 anos que são encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Depois de firmada a parceria com o Senac, os empresários do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo assinam a carteira do jovem aprendiz em uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), por meio de um contrato de trabalho especial e legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Depois disso, o jovem é matriculado em uma das unidades do Senac em todo o país.

Durante um período máximo de dois anos, ele alterna jornadas na escola de educação básica, no Senac e na empresa, com direito a remuneração com base no salário mínimo, além de toda proteção previdenciária e trabalhista.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens participam de atividades extras e são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade, empreendedorismo e ética.

Com o Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, o Senac forma jovens trabalhadores competentes e, mais que isso, incentiva a formação de cidadãos ativos e conscientes da força de seu trabalho.


SENAC © Todos os Direitos Reservados - 2017.