SOBRE O SENAC

Em 10 de Janeiro de 1946, num período de grandes mudanças, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC foi criado com a finalidade de assegurar aos jovens e adultos na qualificação e aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho, tendo suas atribuições definidas pelos Decretos-leis Nºs. 8.621, datado de 10/01/1946 (criação do SENAC) e 8.622, datado de 10/01/1946 (estabelece o Regulamento do SENAC). Foi a partir desta data, que a história da instituição caminhou não somente com o crescimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo, mas também com a educação do Brasil.

O Senac passou a desenvolver um trabalho até então inovador no país:

“oferecer, em larga escala, educação profissional destinada à formação e preparação de trabalhadores para o comércio.”

A ideia surgiu quando empresários do comércio, liderados por João Dauth d’Oliveira, estimulados pelo sucesso da iniciativa pioneira no campo industrial (SENAI) e social (SESI), reunidos em maio de 1945, no município de Teresópolis (RJ), elaboraram a Carta da Paz Social, documento que reivindicava o combate à miséria, o aumento da renda nacional, a democracia econômica, o desenvolvimento das forças econômicas e a justiça social. Desde 1988, o financiamento dessa entidade está estabelecido na Carta Magna.

Naquele ano, no processo de reforma da Constituição, uma emenda popular com 1 milhão e 700 mil assinaturas – número inédito na história do país – levou à inclusão do artigo 240 no novo texto constitucional, garantindo a permanência da contribuição compulsória sobre a folha de salários para essa entidade. É subvencionado pelas empresas de Comércio e Serviços, que contribuem com 1% sobre o total dos rendimentos pagos a seus empregados (folha de pagamento).

No princípio, o SENAC limitava-se a estabelecer convênios e acordos de cooperação com as escolas de comércio então existentes, em sua maioria particulares, porém, já na década de 50, começa a etapa das construções de unidades escolares, com a criação dos centros que atendiam às suas necessidades. Num período rico e dinâmico para a instituição, o SENAC cria Centros de Formação Profissional (CFPs), fruto de uma nova concepção pedagógica – que reflete em inovação arquitetônica – cujo objetivo é oferecer aos alunos espaços adequados para a prática profissional das diversas ocupações do setor terciário.

O SENAC é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representante máxima do empresariado do comércio. Nacionalmente em cada Estado tem um Departamento Regional. Cada Regional tem autonomia de estruturação e administração obedecendo os Regulamentos e Regimentos. É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos e é regido pela C.L.T. – Consolidação das Leis Trabalhistas. O Conselho Nacional é o órgão deliberativo de instância superior, tendo ao seu encargo aprovar as macro políticas e diretrizes, bem como definir os rumos que a instituição deve seguir. É dirigido pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É composto pelo Diretor-Geral do DN e por representantes de cada Conselho Regional, dos Ministérios do Trabalho e da Educação, do INSS e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

O SENAC RONDÔNIA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC foi instalado em Rondônia em 27 de maio de 1976, na forma de Delegacia Executiva, a entidade conquistou sua autonomia em 1° de janeiro de 1993, passando a denominar-se Administração Regional (AR).

O SENAC/RO em conformidade com a:

MISSÃO

“Educar para o trabalho, de forma inovadora e inclusiva, em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.”

VISÃO

“Transformar vidas e fortalecer o setor de comércio de bens, serviços e turismo.”

VALORES

“Ética e transparência; diversidade; inovação; sustentabilidade e transformação social.”

Nos últimos anos o SENAC/RO atendeu inúmeros municípios, sendo Vilhena a contar com a primeira Unidade Fixa, inaugurada em 30 de agosto de 1996 e hoje, possui sede própria. A próxima foi Ji-Paraná que inaugurou oficialmente em 22 de novembro de 2001 sua sede própria, embora já viesse funcionando desde abril de 1999. Em Cacoal a unidade foi inaugurada em 26 de julho de 1999 e hoje possui sede própria. Temos a mais nova unidade o SENAC Pimenta Bueno que começou suas atividades no ano de 2013.

Em Porto Velho fica localizada a Sede Administrativa e o SENAC-Esplanada de onde sua ação se irradia para os Centros de Educação Profissional situados nos Municípios de Ariquemes, JiParaná, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno, Vilhena e Polos e para vários setores de trabalho.

O SENAC vem desenvolvendo atividade nos Eixos Tecnológicos de: Saúde, Ambiente e Segurança, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, conta também com Cursos de programações presenciais e a distância e com ações como o Programa SENAC de Gratuidade (PSG).

METODOLOGIA DE ENSINO

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

O QUE É A CNC?

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro e tem como objetivo principal representar e defender as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo, desta forma, aos interesses nacionais. 

Fundada em 4 de setembro de 1945, a entidade coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), que, por sua vez, agrupam mais de mil sindicatos de diversos segmentos econômicos do comércio em todo o Brasil. Juntas, estas entidades representam mais de 4 milhões de empresas, que geram 23,8 milhões de empregos diretos e formais, um terço do total oferecido pelo País. 

Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o chamado Sistema S. 

O Sesc e o Senac foram criados na década de 1940 e, desde então, contribuem decisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros e melhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos mais distantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura não apenas para comerciários e suas famílias, mas para toda a população. 

Ao longo de sua trajetória, a CNC se renovou diante das transformações políticas e econômicas e se adaptou aos novos comportamentos da sociedade e do comércio. Com a construção de um sindicalismo sólido e representativo, a entidade sempre esteve à frente de mudanças fundamentais para o País, trabalhando pelo aumento de investimentos, melhoria na infraestrutura, redução da burocracia e racionalização da legislação tributária e trabalhista, deixando o ambiente econômico mais fértil para que as empresas representadas possam prosperar. 

Missão

“Assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.”

Visão

“Ser protagonista na representação empresarial e no desenvolvimento do ambiente de negócios do País.”

O SISTEMA FECOMÉRCIO

O sistema confederativo do comércio, segundo a Constituição, é organizado em função dos princípios da liberdade, unicidade e organização confederativa. Assim, no nível nacional, a Confederação Nacional do Comércio-CNC congrega as Federações do Comércio, uma para cada Estado, que congregam os sindicatos de cada categoria. Considerando a FECOMERCIO-RO, e seus sindicatos patronais filiados esquematicamente, temos assim a hierarquia brasileira de representação sindical. A Federação do Comércio do Estado de Rondônia- FECOMÉRCIO-RO é uma sociedade civil, de direito privado, fundada em 28.03.1983 e reconhecida por carta sindical em 03.10.1983, registrada em 29.08.1983 como representante das categorias econômicas do comércio, com base territorial em todo o Estado de Rondônia. Sua sede está localizada no município de Porto Velho, integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical- SICOMERCIO conforme garantia Constitucional. Entre outras atribuições, a FECOMÉRCIO-RO:

  • Possui prerrogativas constitucionais e objetivos de representar em âmbito estadual, os direitos e interesses do comércio;
  • Participar da Organização do SICOMÉRCIO da qual é parte integrante;
  • Conciliar Divergências e conflitos entre Sindicatos Filiados, bem como promover a solidariedade e a união entre esses;
  • São prerrogativas também da FECOMÉRCIO-RO, celebrar convenções ou contratos coletivos de trabalho nas localidades onde não haja sindicatos representativos da categoria econômica;
  • Defender os princípios de liberdade para exercer a atividade comercial, lealdade na concorrência e a prática da ética no desempenho da atividade profissional.
A colaboração com os Poderes Públicos e órgãos técnicos e consultivos são prioridades da entidade no estudo e na busca de soluções dos problemas que se relacionam com as categorias econômicas e, sobretudo, com o desenvolvimento do Estado. São ainda suas atribuições administrar o Serviço Social do Comércio- SESC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC coparticipando de suas atividades no Estado de Rondônia.

INSTITUTO FECOMÉRCIO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Rondônia-IFPD, sociedade civil, sem fins lucrativos, vinculado à FECOMÉRCIO/RO, foi criado, por iniciativa do atual presidente, na 86ª (Octogésima Sexta) reunião do Conselho de Representantes da Federação do Comércio do Estado de Rondônia no dia 06 de março de 2002. Tendo sido registrado em 26 de março do mesmo mês com a finalidade de promover pesquisas e ações que visem o desenvolvimento sustentável e a melhoria da renda e da qualidade de vida do Estado de Rondônia com ênfase no apoio as atividades comerciais, sindicais e sociais. O IFPD, em seu pouco tempo de vida, já desenvolveu pesquisas sobre as empresas em atividade no Estado de Rondônia, sobre as cadeias de produção de leite, tecido da floresta, artesanato, Apl da Madeira, Projeto Caminho das Águas e produção de mel apoiando projetos do SEBRAE/RO. O órgão se prepara para fazer, mensalmente, a Pesquisa Conjuntural do Comércio de Porto Velho e um Levantamento Semestral sobre as Expectativas dos Empresários do Estado de Rondônia. Com a inauguração de sua sede passa, efetivamente, a ter capacidade de desempenhar o papel de construir uma série de dados, principalmente sobre o segmento do comércio, possibilitando a melhoria de seu planejamento e o apoio às políticas públicas para o setor.