Sistema Fecomércio/Senac/Sesc/IFPE-RO participa do 1º Festival “Aqui Dá Peixe” em Nova Mamoré

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE participou no período de 16 a 18 de junho do 1º Festival “Aqui Dá Peixe”, realizado pela prefeitura de Nova Mamoré. O evento teve uma programação diversificada, com atividades de atendimento a todos os públicos, desde shows musicais de artistas locais, exposições de artesanato regional e o mais esperado: a culinária à base de peixe.

O festival, que mostrou todo o potencial do município para a psicultura, contou com o apoio e a organização da Prefeitura de Nova Mamoré, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Coordenadoria de Cultura, Turismo e Eventos e a parceria do Senac que realizou o Curso de Preparo de Peixes e Camarão, e certificou os alunos participantes.

O Senac ainda divulgou a relação de seus cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade – PSG, cuja previsão de início é o dia 3 de julho desse ano, em Nova Mamoré, ainda a programação da Rede Senac EAD (Cursos Livres, Técnicos, Graduação, Pós-graduação e Extensão Universitária).

“Durante o “Festival Aqui dá Peixe” trabalhamos com a orientação na manipulação e beneficiamento do Tambaqui a fim de capacitar o pequeno produtor com meios atuais de comercialização do peixe. Isso fortalece a economia local tornando o mercado mais competitivo”, ressaltou Pedro Duarte, Chefe de Cozinha.

SESC

As coordenações de Saúde, Odontologia e Nutrição do Sesc – Serviço Social do Comércio, também tiveram participação efetiva nas atividades do festival, oferecendo aos participantes do atendimento médico, triagem de enfermagem e teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Hepatite B e C, Sífilis e HIV); realização de dinâmicas em saúde bucal, distribuição de kits de escovação e demais orientações; além de orientações nutricionais.

A coordenação de Lazer do Sesc preparou atividades Recreativas para as crianças da comunidade. Responsável pelo Projeto Memória Ativa, a Coordenação de Assistência realizou dinâmicas que estimulassem a memória e o conhecimento dos direitos sociais, através de leitura, escrita, pintura, jogos de tabuleiro e caça-palavras. Também foi levado para o evento o projeto “BiblioSesc”, idealizado pela Coordenação de Cultura, que visa incentivar a Literatura. No festival, o Sistema levou um Stand Mesa Brasil, fortalecendo o Sesc Mesa Brasil.

“Primeiramente gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal pelo convite ao Sistema Fecomercio Rondônia, que através do Sesc trouxe para o Festival os programas lazer, saúde, assistência, cultura e educação para a comunidade, como recreação infantil, atendimentos médicos e orientações odontológicas e nutricionais com o Mesa Brasil. Isso consolida ainda mais o Sistema no município que vem expandindo o turismo, a cultura e o comércio local”, declarou Gizelly Amaral, gerente da Unidade Sesc Ler Nova Mamoré.

FECOMÉRCIO

A Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE parabenizou a Prefeitura de Nova Mamoré pela realização do 1º Festival “Aqui Dá Peixe”, ressaltando que o empreendedorismo dos prefeitos é o que vai fazer a diferença na economia de qualquer administração municipal

Segundo o presidente da Fecomércio-RO e Vice-presidente da CNC, Raniery Coelho, a psicultura é um dos setores do agronegócio que mais vem se desenvolvendo em Rondônia, graças à parceria do Governo do Estado com os produtores, através do investimento em tecnologia e construção de tanques.

“Somos potenciais criadores de peixe. Muitos municípios de Rondônia, a exemplo de Nova Mamoré, estão apostando na psicultura pois sabem que a demanda é muito grande, não apenas no mercado interno, mas principalmente no exterior, onde nosso pescado já é conhecido”, avaliou o presidente.

No início do ano, a costela de tambaqui cultivado em Rondônia foi o “prato” vencedor da Seafood Expo North America/Seafood Processing North America, um dos maiores eventos do mundo da indústria de pescados, realizado em Boston (EUA). 90% do pescado produzido no Estado é o tambaqui. Rondônia é o líder no Brasil na produção desse peixe em cativeiro.

Confira mais registros de como foi!


Acompanhe nossas ações nas redes sociais: