Descrição
O curso Técnico em Informática tem por objetivo capacitar pessoas para atuar na área de informática, e que possuam, além do domínio técnico, visão sistêmica, a capacidade de atuar em equipe e propor soluções, atentendo às múltiplas e complexas demandas da ocupação. Nesse sentido o curso visa desenvolver no aluno competências que possibilitem seu ingresso no mercado de trablaho, desenvolvendo ações extensivas que intensificam a prática e a vivência profissional dos alunos.
Metodologia
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Unidades curriculares
Indicadores de aprendizagem:
- Descreve as funcionalidades e aplicações da arquitetura de computadores, de acordo com as orientações técnicas do fabricante.
- Utiliza medidas de prevenção contra descargas eletrostáticas, de acordo com as orientações do fabricante.
- Testa componentes de computadores e periféricos, de acordo com as recomendações técnicas.
- Configura os componentes do computador conforme recomendações técnicas.
- Monta computadores conforme as recomendações e os procedimentos técnicos de fabricantes.
- Configura os parâmetros de inicialização da máquina conforme recomendações técnicas.
- Realiza inspeção final do equipamento conforme recomendações técnicas.
Planejar e executar a instalação de hardware e software para computadores – 96 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Planeja e organiza os recursos de hardware conforme as necessidades da demanda e o ambiente de trabalho.
- Realiza a preparação física dos computadores e seus periféricos para a instalação dos sistemas operacionais e dos aplicativos, conforme as recomendações dos fabricantes.
- Verifica a compatibilidade das especificações técnicas do computador de acordo com os requisitos do sistema operacional e aplicativos a serem instalados.
- Instala sistemas operacionais conforme legislação vigente de proteção à propriedade intelectual de programa de computador.
- Instala, configura e atualiza aplicativos de segurança conforme as recomendações do fabricante.
- Instala e atualiza BIOS, firmware e drivers dos computadores e periféricos conforme as recomendações do fabricante.
- Instala os pacotes de atualização do sistema operacional de acordo com as recomendações técnicas do fabricante.
- Configura sistemas operacionais, aplicativos e periféricos conforme a necessidade do cliente e a compatibilidade das especificações técnicas do hardware.
Planejar e executar a manutenção de computadores – 72 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Planeja e organiza a utilização dos recursos conforme as necessidades da demanda do cliente e o ambiente de trabalho.
- Realiza as etapas do processo de segurança e restauração (backup erestore) dos dados do computador conforme normas, procedimentos técnicos e legislação vigente.
- Verifica o funcionamento do hardware, utilizando ferramentas e técnicas para diagnóstico de falhas, de acordo com as recomendações das normas técnicas dos fabricantes.
- Verifica o funcionamento do software, utilizando técnicas para diagnóstico de falhas, de acordo com as recomendações dos fabricantes.
- Verifica e corrige problemas físicos, lógicos e de conectividade de acordo com as recomendações dos fabricantes.
- Instala os pacotes de atualização do sistema operacional corrigindo falhas, assegurando o desempenho do computador e a segurança de acordo com as recomendações técnicas.
- Testa o funcionamento do computador, dos periféricos e a conectividade da rede por meio de instrumentos e softwares específicos conforme as recomendações técnicas de cada fabricante.
Projeto Integrador – 30 horas
O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno. Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e respectivas certificações intermediárias.
O planejamento e a execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresenta ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador. Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas Marcas Formativas Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
O Projeto Integrador prevê:
- articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão;
- criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional;
- desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos, de maneira autônoma e responsável;
- geração de novas aprendizagens ao longo do processo;
- planejamento integrado entre todos os docentes do curso;
- compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares, sob a coordenação do docente responsável pela Unidade Curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e facilitador do processo;
- espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac (domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e atitude colaborativa).
Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores – 96 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Planeja redes locais conforme as condições do ambiente.
- Interpreta requisitos pré-estabelecidos de acordo com projetos de rede.
- Instala fisicamente redes locais de acordo com as normas e os padrões dos fabricantes.
- Configura equipamentos de redes locais de computadores, de acordo com projeto ou documentação pré-definida.
- Configura a segurança da rede local de acordo com a política de segurança da organização.
- Testa e realiza correções no funcionamento dos equipamentos de redes locais utilizando ferramentas de diagnóstico de redes específicas conforme recomendação técnica.
- Instala e configura as ferramentas de monitoramento de redes conforme as especificações dos fabricantes.
- Realiza as etapas do processo de instalação de redes locais de computadores de acordo com as normas e os procedimentos técnicos.
Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores – 96 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Realiza diagnóstico de funcionalidade da rede local identificando problemas na infraestrutura;
- Substitui os componentes de rede local, conforme o diagnóstico realizado e as recomendações técnicas dos fabricantes;
- Repara cabeamento de redes locais conforme as recomendações técnicas dos fabricantes;
- Testa e corrige a rede local de computadores para assegurar seu funcionamento.
Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores) – 96 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Elabora plano trabalho de instalação e configuração do equipamento de gerenciamento da rede local (servidor), conforme as necessidades do cliente e de acordo com as recomendações de fabricantes;
- Instala equipamento de gerenciamento da rede local (servidor) seguindo as definições do plano de trabalho e de acordo com as normas e procedimentos técnicos;
- Instala sistema operacional de rede local (servidor) seguindo as definições do plano de trabalho e de acordo com as normas e procedimentos técnicos;
- Configura os serviços de gerenciamento da rede local (servidor) de acordo com o planejamento e as recomendações de fabricantes;
- Gera relatórios e realiza atividades preventivas e/ou corretivas por meio do monitoramento de ferramentas de segurança de rede de computadores;
- Configura máquinas virtuais por meio de ferramentas de virtualização de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Projeto Integrador – 15 horas
O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno. Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e respectivas certificações intermediárias.
O planejamento e a execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresenta ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador. Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas Marcas Formativas Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
O Projeto Integrador prevê:
- articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão;
- criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional;
- desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos, de maneira autônoma e responsável;
- geração de novas aprendizagens ao longo do processo;
- planejamento integrado entre todos os docentes do curso;
- compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares, sob a coordenação do docente responsável pela Unidade Curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e facilitador do processo;
- espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac (domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e atitude colaborativa).
Conceber, analisar e planejar o desenvolvimento de software – 72 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Realiza o planejamento do desenvolvimento do software conforme análise de requisitos do cliente;
- Seleciona a metodologia e as melhores práticas para decodificação ou aprimoramento de software, de acordo com as especificações técnicas, a plataforma e as regras de negócio;
- Desenvolve algoritmos que representem a lógica do aplicativo computacional apropriada ao desenvolvimento do software a ser realizado, por meio de representações visuais, português estruturado ou linguagem algorítmica;
- Testa algoritmos para escolha dos algoritmos mais apropriados ao desenvolvimento do código aplicativo;
- Valida a estrutura de dados conforme os resultados dos testes dos algoritmos.
Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para desktop – 108 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Configura o ambiente de desenvolvimento conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para desktop a ser codificado;
- Seleciona a metodologia, as melhores práticas e a linguagem de programação para o desenvolvimento de software desktop conforme suas funcionalidades e características;
- Elabora instruções para definir e manipular os dados conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para desktop a ser codificado;
- Elabora código conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para desktops;
- Realiza a depuração para verificar erros na programação e fazer os devidos ajustes no código desenvolvido para desktop;
- Realiza a compilação do código desenvolvido para desktop visando a criação de código executável;
- Insere e atualiza comentários em todo o processo de elaboração do código para desktop;
- Utiliza comandos de integração dos objetos de bancos de dados com o código construído para desktop;
- Elabora os manuais de instalação e de utilização conforme a especificação do software para desktops desenvolvido;
- Desenvolve software para desktops conforme análise de requisitos do cliente.
Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para dispositivos móveis – 108 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Configura o ambiente de desenvolvimento conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para dispositivos móveis a ser codificado;
- Seleciona a metodologia, as melhores práticas e a linguagem de programação para o desenvolvimento de software para dispositivos móveis conforme suas funcionalidades e características;
- Elabora instruções para definir e manipular os dados conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para dispositivos móveis a ser codificado;
- Elabora código conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para dispositivos móveis;
- Realiza a depuração para verificar erros na programação e fazer os devidos ajustes no código desenvolvido para dispositivos móveis;
- Realiza a compilação do código desenvolvido para dispositivos móveis visando à criação de código executável;
- Insere e atualiza comentários em todo o processo de elaboração do código para dispositivos móveis;
- Utiliza comandos de integração dos objetos de bancos de dados e sites web com o código construído para dispositivos móveis;
- Elabora os manuais de instalação e de utilização conforme a especificação do software desenvolvido para dispositivos móveis;
- Desenvolve software para dispositivos móveis conforme análise de requisitos do cliente.
Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para internet – 96 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Configura o ambiente de desenvolvimento conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para internet a ser codificado;
- Seleciona a metodologia, as melhores práticas e a linguagem de programação para o desenvolvimento de software para internet conforme suas funcionalidades e características;
- Elabora instruções para definir e manipular os dados conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para internet a ser codificado;
- Elabora código conforme as funcionalidades e características do aplicativo computacional para internet;
- Realiza a depuração para verificar erros na programação e fazer os devidos ajustes no código desenvolvido para internet;
- Realiza a compilação do código desenvolvido para internet visando à criação de código executável;
- Insere e atualiza comentários em todo o processo de elaboração do código para internet;
- Utiliza comandos de integração dos objetos de bancos de dados com o código construído para internet;
- Elabora os manuais de instalação e de utilização conforme a especificação do software para internet desenvolvido;
- Desenvolve software para internet conforme análise de requisitos do cliente.
Executar teste e implantação de aplicativos computacionais – 60 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Seleciona metodologia de testes para assegurar o funcionamento do código;
- Seleciona ferramentas específicas de testes de acordo com o tipo de teste a ser executado;
- Testa o software desenvolvido para verificar a qualidade do aplicativo;
- Recomenda ajustes e melhorias para o aplicativo a partir da análise dos resultados dos testes;
- Documenta os resultados de testes para manter o histórico de desenvolvimento;
- Realiza a instalação do aplicativo de acordo com o manual de instalação;
- Realiza a parametrização do aplicativo conforme as necessidades do cliente;
- Executa o roteiro de testes para verificar a aderência aos requisitos e a funcionalidade do aplicativo;
- Implanta o aplicativo conforme análise de requisitos técnicos da plataforma.
Desenvolver e organizar elementos estruturais de sites – 108 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Utiliza técnicas de marcação e fundamentos de arquitetura da informação para a construção de um site;
- Instala e utiliza ferramentas de gerenciamento de conteúdo – Content Management System (CMS) nos servidores web para customização de websites;
- Codifica scripts para organizar os elementos estruturais de site;
- Cria websites baseados em softwares de desenvolvimento visando à construção de um sistema web ou sites conforme os padrões de usabilidade, acessibilidade e arquitetura da informação;
- Utiliza ferramentas para publicar website em servidores locais e/ou remotos tornando-os disponíveis para acesso dos usuários;
- Documenta o desenvolvimento do website para registro e manutenções posteriores.
Manipular e otimizar imagens vetoriais, bitmaps gráficos e elementos visuais de navegação para web – 48 horas
Indicadores de aprendizagem:
- Descreve os requisitos do briefing considerando os princípios de usabilidade e acessibilidade;
- Parametriza wireframe e mapa do site a partir dos princípios de arquitetura da informação;
- Utiliza os principais formatos, resoluções e modos de cor conforme os critérios de publicação de imagens na web;
- Realiza as operações de ajuste, recorte e retoque em imagens digitais de acordo com os requisitos de acessibilidade e usabilidade dos sites web, realizando as devidas melhorias;
- Realiza otimização dos sites web conforme os requisitos de exportação de imagens;
- Desenvolve leiaute de sites de acordo com os padrões de arquivos para internet e os requisitos de acessibilidade e usabilidade dos sites web.
Projeto Integrador – 15 horas
O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno. Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e respectivas certificações intermediárias.
O planejamento e a execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresenta ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador. Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas Marcas Formativas Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
O Projeto Integrador prevê:
- articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão;
- criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional;
- desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos, de maneira autônoma e responsável;
- geração de novas aprendizagens ao longo do processo;
- planejamento integrado entre todos os docentes do curso;
- compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares, sob a coordenação do docente responsável pela Unidade Curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e facilitador do processo;
- espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac (domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e atitude colaborativa).
Perfil profissional
O Técnico em Informática é responsável pela manutenção e instalação de computadores, pelo planejamento, implementação e configuração de redes com servidores e pelo desenvolvimento e implementação de aplicativos computacionais, respeitando as normas técnicas, as leis de direitos autorais de software e a preservação ambiental no desempenho de sua função. Trabalha em equipe, estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
Pré-requisitos
Para inscrição nessa oferta, o candidato deverá atender os seguintes requisitos:
- Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo
- Apresentar Documento oficial de identificação (cópia simples)
- CPF (cópia simples)
- Comprovante de escolaridade (cópia simples)