Organizar o ambiente e os processos de trabalho do cabeleireiro – 48h
Indicadores de aprendizagem:
- Prepara o espaço de trabalho selecionando os tipos e as quantidades de produtos, instrumentos, equipamentos e mobiliários necessários para realização de procedimentos de embelezamento e cuidados com os cabelos, conforme planejamento;
- Realiza assepsia nas instalações, em mobiliários e utensílios/instrumentos, conforme normas e legislação vigentes;
- Realiza procedimentos de compra e controle de estoque de produtos, instrumentos, equipamentos e mobiliários, conforme planejamento;
- Armazena produtos, instrumentos e equipamentos conforme indicações do fabricante e das normas da Vigilância Sanitária;
- Produz e atualiza o cadastro com informações, características do cabelo, do couro cabeludo e de preferências do cliente;
- Recepciona o cliente, informando sobre os serviços a serem prestados e os preços, definidos com base na demanda local e nos custos diretos e indiretos de cada procedimento.
Higienizar e modelar os cabelos – 72h
Indicadores de aprendizagem:
- Avalia a estrutura capilar e o couro cabeludo com base em informações e características do cliente;
- Seleciona produtos, equipamentos e instrumentos com base na avaliação do cabelo e no procedimento a ser realizado;
- Escova, enrola, desfia/eriça e modela os cabelos, de acordo com o penteado a ser realizado;
- Higieniza os cabelos e o couro cabeludo, aplicando técnicas de lavagem e massagem capilar;
- Realiza procedimentos de penteado, utilizando técnicas básicas de acordo com as características da face e do cabelo do cliente.
Hidratar e reconstruir os fios de cabelo – 60h
Indicadores de aprendizagem:
- Avalia a estrutura capilar e o couro cabeludo para definição de produtos e procedimentos a serem realizados;
- Seleciona produtos, equipamentos e instrumentos com base na avaliação do cabelo e no procedimento a ser realizado;
- Aplica hidratante com base na recomendação do fabricante e na avaliação da estrutura capilar e do couro cabeludo;
- Aplica reconstrutor capilar com base na avaliação da estrutura capilar e do couro cabeludo, conforme recomendação do fabricante;
- Orienta o cliente quanto aos cuidados a serem adotados após os procedimentos de hidratação ou reconstrução capilar, conforme indicações do fabricante.
Cortar cabelos – 96h
Indicadores de aprendizagem:
- Avalia estrutura capilar, formato do rosto, estilo pessoal e expectativas do cliente para definição dos procedimentos e a personalização do corte do cabelo;
- Seleciona produtos, equipamentos e instrumentos com base na avaliação do cabelo e no procedimento a ser realizado;
- Corta cabelos masculinos e femininos, aplicando técnicas de corte e finalização;
- Orienta o cliente quanto aos cuidados a serem adotados após o corte de cabelo.
Alterar a estrutura e coloração dos fios de cabelo – 84h
Indicadores de aprendizagem:
- Avalia os cabelos e couro cabeludo, com base na estrutura e características destes e informações fornecidas pelo cliente;
- Seleciona produtos, equipamentos e instrumentos com base na avaliação do cabelo e no procedimento a ser realizado;
- Prepara os produtos, de acordo com a indicação do fabricante;
- Realiza teste de mecha, a fim de verificar compatibilidade de produtos e resistência dos fios, de acordo com a indicação do fabricante;
- Realiza procedimentos de coloração de acordo com a avaliação e indicação do fabricante;
- Realiza procedimentos de descoloração de acordo com a avaliação e a indicação do fabricante;
- Ondula o cabelo de acordo com avaliação e técnicas específicas, conforme indicação do fabricante;
- Desondula o cabelo de acordo com avaliação e técnicas específicas, conforme indicação do fabricante;
- Orienta o cliente quanto aos cuidados a serem adotados após procedimentos químicos capilares.
Projeto Integrador – 40 horas
O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno. Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e respectivas certificações intermediárias.
O planejamento e a execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresenta ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador.
Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas Marcas Formativas Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
O Projeto Integrador prevê:
- articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão;
- criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional;
- desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos, de maneira autônoma e responsável;
- geração de novas aprendizagens ao longo do processo;
- planejamento integrado entre todos os docentes do curso;
- compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares, sob a coordenação do docente responsável pela Unidade Curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e facilitador do processo;
- espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac (domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e atitude colaborativa).