Fecomércio Rondônia orienta empresários a planejar um calendário de datas comemorativas como marketing de relacionamento
Uma das razões para o comércio considerar muito importante as datas comemorativas é o fato de nos seus períodos, como acontece com o Dia das Mães ou com o período natalino, as festividades impulsionam muito as vendas. Porém, não se trata apenas de uma questão de faturamento, pois, como acentua o presidente da Federação de Bens, Serviços e Turismo da Federação do Comércio de Rondônia-Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, “As datas comemorativas criam um clima festivo que incentiva a construção de relacionamentos e fornecem oportunidades para as empresas se destacarem da concorrência e fortalecer sua imagem”.
A opinião vem de um dirigente empresarial de uma entidade que, sem a menor dúvida, trabalha para fomentar crescimento das empresas, desenvolvimento e geração de empregos em Rondônia. A Fecomércio Rondônia, aliás, até alerta o empresariado sobre as datas, cria pesquisas, incentiva a criação de calendário estratégico de vendas sazonais, orientando investimentos em marketing e o desenvolvimento de estratégias criativas e bem planejadas onde se ofereçam promoções e melhor atendimento aos clientes.
Halloween, uma data que vem crescendo de importância
Neste final de ano, inclusive, apesar da maior atenção estar centrada na Black Friday e no período natalino, a Fecomércio Rondônia não descuida também de mostrar aos comerciantes que vale a pena investir numa outra data que não se leva tanto em conta que é o Halloween: um dia que foi levado para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses, que fugiam da fome pela qual seu país passava, e passou ser conhecido como o “Dia das Bruxas”.
A brincadeira de “doces ou travessuras” é originária de um costume europeu do século IX, chamado de “souling” (almejar). De fato, é uma brincadeira que se relaciona com “terror, bruxos, vampiros e outras assombrações” e que acabou sendo importada também para o Brasil onde acontece, anualmente, no dia 31 de outubro e antecede o Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro. É o presidente do Sindilojas, o sindicato dos lojistas de Rondônia, Antônio Ribeiro, quem acredita muito no crescimento das vendas do Halloween, de vez que, nos últimos anos, o Halloween conquistou um lugar especial no coração dos rondonienses. Segundo ele, “Depois da pandemia a festa passou a ser mais valorizada, com muitos consumidores buscando produtos temáticos e experiências divertidas e assustadoras para comemorar a data. Daí também as vendas estarem aumentando a cada ano”.
Assim se observa que há uma expansão de alguns mercados como:
Decorações: Alguns itens de decoração, como abóboras, esqueletos, teias de aranha e luzes temáticas, passaram a ter uma grande demanda. Com as pessoas investindo em decorar suas casas e ambientes de trabalho para criar um clima adequado para a festa
Maquiagens: Maquiagens temáticas, incluindo efeitos especiais e produtos para caracterização, são essenciais para criar clima e looks autênticos no Halloween.
Acessórios: Chapéus, máscaras, luvas, e outros acessórios que são complementos fantasias são, agora, mais procurados para personalizar visuais de Halloween.
Fantasias: As fantasias de personagens, monstros e criaturas do mundo do terror são itens básicos para a celebração. Há no comércio uma variedade de opções disponíveis para atender os clientes.
Comida e Doces Temáticos: Alimentos e doces com decoração e sabores temáticos do Halloween são um sucesso garantido. Itens como cupcakes, bolos decorados, e doces assustadores se tornaram populares nesta época.
O Sistema Fecomércio fomenta a cultura e o comércio local do estado de Rondônia.