Alunos do Curso de Programador de Sistemas do SENAC/RO, em Jaru, desenvolvem Site Inovador para Instituto Vitória dos Animais

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio da unidade do Senac em Jaru, através do Projeto Integrador (P.I.) da turma Programador de Sistemas, desenvolveram um site completamente novo, intuitivo e otimizado, desenhado para melhorar a visibilidade do Instituto Vitória dos Animais – IVA, a fim de facilitar adoções e promover a conscientização sobre o bem-estar animal.

Num esforço colaborativo que exemplifica a aplicação prática da tecnologia em causas sociais, os alunos do curso de Programador de Sistemas aceitaram o desafio de criar uma solução digital que fosse ao encontro das necessidades do Instituto. O Instituto Vitória dos Animais tem sido um refúgio para animais desabrigados e em situação de risco em Jaru, dedicando-se não apenas a encontrar lares amorosos para cães e gatos, mas também a educar a comunidade sobre cuidados e responsabilidade animal. No entanto, uma barreira enfrentada pelo Instituto era a falta de presença digital que limitava seu alcance e eficiência, o que agora já não é mais.

O novo site não apenas moderniza a imagem do Instituto Vitória dos Animais como também amplia seu alcance. A facilidade de acesso às informações e a possibilidade de interação online têm o potencial de aumentar significativamente o número de adoções e doações, garantindo que o Instituto continue sua missão com recursos ampliados. Sob a orientação do Tutor Halley Rebouças e em constante diálogo com a representante do Instituto, Eliara Alves Pinto – para garantir que o site atendesse a todos os requisitos necessários, os alunos buscaram se aperfeiçoar para atender a demanda apresentada.

A princípio foi debatido um tema para o Projeto Integrador (PI) – que faz parte da etapa de conclusão do curso -, mas os alunos queriam uma proposta que mais se adequassem a uma solução adaptada à realidade do município. Neste contexto, levantou-se a proposta do desenvolvimento de um site para o Instituto Vitória dos Animais (IVA).

Em conversa com o Instituto, chegaram à conclusão que a criação do site teria como objetivo a divulgação do trabalho realizado, além da população conhecer e acompanhar as atividades do IVA e dessa forma gerar sensibilidade na causa do direito dos animais em situações de rua e acompanhados pelo Instituto.

Para o tutor Harlley Rebouças que acompanhou a turma no desenvolvimento do projeto foi extremamente gratificante estar à frente com os alunos.

“Atuar como tutor no projeto de desenvolvimento do site do Instituto Vitória dos Animais de Jaru, ensinando programação aos alunos foi maravilhoso. Uma experiência que eu jamais vou esquecer. Estou confiante de que muitos jovens do curso de programador de sistemas serão incentivados a se interessar ainda mais pela área da tecnologia, que possui uma grande demanda no mercado de trabalho e é altamente requisitada pelas empresas”, concluiu.

A atual presidente do Instituto Vitória dos Animais -IVA, Eliara Alves Pinto ressalta que o IVA neste momento é a única instituição que acolhe animais de rua em Jaru. A Organização Não Governamental – ONG, atua exclusivamente com animais doentes, que envolve gastos com tratamentos, tais como: quimioterapia, cinomose, erliquiose, entre outras.

“Atendemos animais em situações muito complicadas e que dificilmente serão adotados por conviverem muitas vezes com doenças crônicas e de alto custo. Sendo assim com este site que foi doado para o IVA, nossa esperança é sensibilizar empresas parceiras e assim conseguir custear alguns tratamentos e castrações, pois todos os animais doados só saem do instituto castrados. Estou muito feliz! Toda a comunidade agradece o trabalho que os alunos do Senac estão desenvolvendo”, agradeceu a presidente do Instituto.

Entre os alunos da Turma do Senac de Programador de Sistemas, está Ana Paula Ramos de Freitas, uma das desenvolvedoras do Site. Para Ana, o curso proporcionou uma experiência única.

“Com o curso eu adquiri muito conhecimento, aprimorei o que eu já sabia, pude realizar diversas atividades em grupo que me permitiram aprender a dividir funções. Uma das atividades em grupo que tivemos foi a criação do site para o IVA, que apesar de ser um projeto difícil mostrou que agora já estamos mais preparados para criar sites e que com esse curso já estamos um passo à frente para ingressar no mercado de trabalho. Foi um curso muito bom e repleto de aprendizado. Eu recomendo o Senac para quem quer ter um futuro melhor. Mudou o meu, mudará de muitos outros”, concluiu Ana Paula.

Este Projeto Integrador não só destacou o talento e dedicação dos alunos do curso como também reforçou a importância da tecnologia no suporte às causas sociais. O site já está ativo e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada em ajudar, adotar um animal ou aprender mais sobre o cuidado com os animais. Com esse novo recurso, o IVA está bem mais bem equipado para continuar seu trabalho vital na comunidade.

A Coordenadora da Unidade de Jaru, Neidilane Sena se orgulha do trabalho em conjunto e destaca o papel do Senac para com a sociedade, sendo balizados por suas marcas formativas do Programa Senac de Gratuidade – PSG.

“É muito gratificante ver a entrega dos nossos alunos, principalmente ver na prática a aplicação do nosso modelo pedagógico. Através do Projeto Integrador os alunos vivenciaram a incrível experiência de fazer uma entrega tecnológica e sustentável, assim como consta em nossas marcas formativas. É orgulho para todos nós vermos os nossos alunos colocarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, concluiu.

Para conhecer mais sobre a solução tecnológica criada pelos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/RO- acesse:  www.ivajaru.com.br