Notícia
Senac promove formação de docentes em metodologia exclusiva
em 19/05/2017
 

A Diretoria Regional do Senac de Rondôniacomprometida com a qualidade dos serviços de Educação Profissional que desenvolve tem investido na formação contínua de sua equipe técnica e de docentes, a fim de que no espaço da sala de aula possa contribuir com a aprendizagem, a partir do protagonismo dos alunos. Nessa perspectiva, iniciou no último dia 15 de maio a quinta turma do curso “Elaboração de Plano de Trabalho Docente – PTD. Essa formação foi iniciada em 2016 e deverá ser concluída em 2017, contando com a participação de todos os profissionais envolvidos da Instituição em Rondônia, visando alinhar a prática pedagógica ao Modelo Pedagógico Senac – MPS.

 

O MPS é exclusividade da Instituição e apresenta como vantagens um padrão nacional de estrutura curricular dos cursos do Senac e o alinhamento da prática docente que assegura excelência na qualidade do nível de aprendizagem do fazer profissional, empregando as marcas formativas Senac, a saber: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa. Este modelo estimula a reflexão sobre a ação docente na perspectiva do desenvolvimento de competências, deslocando o foco do processo ensino-aprendizagem para o aprender-ensinar.

 

Dessa forma, a elaboração do PTD é fomentada com prioridade no protagonismo do aluno. “ As marcas formativas são desenvolvidas por meio da discussão, análise crítica e condições que proporcionam o aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, tendo em vista o potencial dos alunos, como profissionais e cidadãos, proporcionando impacto positivo em suas vidas, na comunidade em que vivem e na sociedade”, explica a assessora da Diretoria de Educação Profissional e coordenadora da implementação do MPS no DR/Senac/RO, professora Eliana Alves da Silva Lima.

 

Portanto, o curso possibilita ao docente o planejamento alicerçado em práticas de aulas organizadas sob o ciclo didático e pedagógico da ação-reflexão-ação, priorizando a investigação de alternativas e soluções para problemas concretos e avaliando com foco no agir com autonomia e no fazer criativo, ou seja, da vivencia à aprendizagem significativa, compreendendo o que e para que aprender; onde, quando e como aplicar na vida.

 

Fonte: Eliana Alves/Senac Rondônia


Galeria de Fotos

 
Fonte:
 
Últimas Notícias
25/05/2017 - Senac de Pimenta Bueno promove capacitação para Qualidade na Prestação de Serviços
31/12/1969 - teste
20/05/2017 - Ex-aluna destaca marcas formativas do curso Técnico de Enfermagem do Senac
19/05/2017 - Senac promove formação de docentes em metodologia exclusiva
18/05/2017 - Dicas do Profissional aborda Gestão de Pessoas e Ética no Trabalho
09/06/2017 - As Doenças relacionadas a Poluição do Ambiente
09/06/2017 - Cuidados paliativos.
09/06/2017 - Cuidados paliativos
09/06/2017 - As Doenças relacionadas a Poluição do Ambiente
08/06/2017 - Atendimentos Pré-hospitalares e Primeiros Socorros.